O que é
        As crianças aprendem desde cedo a importância de medidas de higiene para evitar doenças causadas por microorganismos. Porém, elas nem sempre aprendem que esses temidos seres também proporcionam diversos benefícios para os avanços tecnológicos e para a própria medicina. Para mostrar esse outro lado, surgiu o projeto “Microbiologia Aplicada”, que inova no ensino da microbiologia, levando conhecimento aos estudantes de ensino médio e fundamental. O projeto de Microbiologia Aplicada viabiliza, de maneira eficiente e interativa, o aprendizado de microbiologia. Este aprendizado auxilia as crianças a descobrirem tantos os problemas quanto os benefícios que os micro-organismos podem causar aos seres vivos e ao meio ambiente.

 
     
 

Formação Educacional

 
 

    Cidade do Trânsito

 
 

    Espaço Científico Cultural

 
 

    Paleontologia

 
 

    Biologia Aplicada

 
 

    Meio Ambiente e Sustentabilidade

 
     
 

        O objetivo deste projeto é levar à população, da melhor maneira, essas noções de microbiologia, higiene e cidadania. Assim, as pessoas adquirem a responsabilidade consciente de contribuir para que sua comunidade viva melhor.

Como funciona
        Em um Laboratório de Microbiologia equipado com microscópios, maquetes e organismos vivos para observação, os alunos descobrem um mundo que vai além do que os olhos podem ver.
        Aproveitando a curiosidade natural das crianças diante desse mundo invisível e cercado de mistério, eles conhecem alguns aspectos morfológicos do que é o mundo microbiano, incluindo nele bactérias, algas e protozoários e aprendem sobre partes do corpo de organismos vivos observando insetos, vegetais etc.
        Também são realizadas visitas nas escolas municipais, onde a equipe mostra a importância dos micróbios, tirando um pouco a noção de doença. É ensinado às crianças que os micróbios são importantes para a vida. De vez em quando as pessoas podem desenvolver doenças sim, mas isso varia de acordo com a suscetibilidade de cada um. Se os micróbios fossem tão patogênicos como se acredita, ninguém viveria. Afinal, eles estão o tempo inteiro à nossa volta e dentro de nós.
        Para exemplificar a atuação diversificada dos micróbios e demonstrar os efeitos estudados, a equipe se utiliza de materiais como iogurtes, pão e até mesmo frutas podres. Além do papel na saúde, na alimentação e na área farmacêutica, os microorganismos também devolvem átomos à natureza, na atividade decompositora e atuam também como despoluidores. Se não exercessem a função de degradar a matéria morta, o acúmulo de resíduos seria muito grande na natureza.
        Outra atividade desenvolvida é voltada para prevenção da dengue. Os alunos observam a evolução do óvulo em mosquito e aprendem como eliminar possíveis focos de procriação do Aedes Aegypti.