O que é
        Pedestres, motoristas, ciclistas, leis de trânsito, segurança e responsabilidade. A educação para a mobilidade é um tema transversal do currículo básico do ensino fundamental. No projeto, este conhecimento é desenvolvido por meio de aula interativa e experiências vivenciais em uma minicidade (protótipo com os locais e edifícios mais conhecidos no município).

Como funciona
        As crianças aprendem a linguagem das sinalizações de trânsito e a necessidade de respeitá-las para preservar a vida. Ao chegarem na minicidade a classe é dividida em três grupos, para que os alunos experimentem a minicidade de diversas formas:

 
     
 

Formação Educacional

 
 

    Cidade do Trânsito

 
 

    Espaço Científico Cultural

 
 

    Paleontologia

 
 

    Biologia Aplicada

 
 

    Meio Ambiente e Sustentabilidade

 
     
 

        passageiros em automóvel – um monitor habilitado dirige um carro elétrico pelas ruas da minicidade e ensina sobre as leis de transito para os automóveis (placas, semáforos, velocidade e faixas na pista);

        ciclistas – os alunos se equipam com capacetes, joelheiras e cotoveleiras e pedalam pela ciclovia da mini cidade, sempre atentando para a segurança e respeitando a sinalização;

        pedestres – um monitor acompanha o grupo de alunos caminhando pela cidade, atravessando pela faixa de pedestre, observando e reconhecendo os pontos históricos da cidade.
 

 
 

 
 

 

Material de apoio pedagógico
        Para complementar a experimentação na minicidade, o aluno desenvolve também atividades em uma aula interativa.
O passo-a-passo de uma educação para a mobilidade está no manual de trânsito que é distribuído aos beneficiários do projeto. Cada conteúdo proposto no manual é trabalhado através de jogos pedagógicos e da vivência na minicidade.