O que é
        O planeta pede “socorro”. Ouvimos este e outros alertas todos os dias, e, automaticamente pensamos em quais providências estão sendo tomadas pelas autoridades daqui e de outros países.
        Esquecemos, no entanto, do fato que tais providências podem começar dentro dos nossos lares, junto às nossas famílias, com atitudes simples como não desperdiçar recursos naturais e a separação do lixo para reciclagem. Dentro desta consciência é que o projeto Ecomundo foi criado. Levando às crianças noções de civismo e preservação, mas de forma a aprender estes conceitos com diversão e arte.

 
     
 

Formação Educacional

 
 

    Cidade do Trânsito

 
 

    Espaço Científico Cultural

 
 

    Paleontologia

 
 

    Biologia Aplicada

 
 

    Meio Ambiente e Sustentabilidade

 
     
 

Como funciona
        Com a educação ambiental as crianças e adolescentes têm a possibilidade de promover mudanças no seu comportamento e influenciar outras pessoas em relação aos problemas ambientais. Um desses problemas é proveniente dageração, descarte e disposição inadequada dos resíduos sólidos e consequentemente, afetados pelo modo de consumo que vem aumentando significativamente o descarte de resíduos potencialmente recicláveis, exigindo, portanto, implantação de políticas públicas voltadas aos programas de coleta seletiva junto às comunidades.
        Nesse caso, a proposta de ação educativa visa investir na mudança de pensamento e comportamento. Para isso, o projeto Ecomundo desenvolve duas grandes ações: Atividade Lúdica e Aula Focada.
        A “atividade lúdica” envolve o contar de histórias. As histórias propiciam às crianças o desenvolvimento da imaginação e da interpretação da realidade. Tudo se constitui a partir do lúdico e do faz-de-conta, pois ela pode se tornar autora de seus papéis, escolhendo, julgando, elaborando as ações das personagens, emitindo valores sem a intervenção direta do adulto, podendo pensar e solucionar problemas de forma livre das pressões situacionais da realidade imediata.
        Os Parâmetros Curriculares Nacionais buscam identificar os diversos argumentos sobre a importância do conhecimento artístico. A abordagem dramática na educação admite a importância do teatro infantil e considera-o como base da educação criativa. O projeto ECOMUNDO faz apresentações semanais sobre a história de duas crianças se recusam a limpar a sujeira de sua festa de aniversário.
        Devido a esta e outras atitudes negligentes sobre utilização do lixo, elas fazem surgir, sem querer, a Princesa Cacareco que vem para o mundo real com a intenção de destruir o meio-ambiente e prejudicar o equilíbrio do ecossistema.
        No entanto, Ecoman, nosso herói, surge também do arrependimento e de todas as atitudes de nossas crianças. Em um final surpreendente, a história termina não com a morte da princesa Cacareco, mas com sua transformação e conscientização que a levam a casar com Ecoman e sair pelo mundo ensinando às crianças sobre preservação do meio ambiente e conscientização sobre as possibilidades de destinação do lixo.


        Nas “aulas focadas” são discutidos os seguintes temas: resiliência ambiental, soluções sustentáveis para o “lixo”, separação de resíduos sólidos (secos e úmidos), materiais recicláveis, consumo consciente, as cooperativas e a coleta seletiva.
        Elas são realizadas no espaço de atividades em que apresentaremos uma planta baixa de uma casa com os principais itens de consumo de uma família. A intenção é levar a garotada a pensar sobre a quantidade de produtos que uma família consome. Logo após é explicando aos alunos as maneiras ajudar a diminuir este impacto ambiental gerado, principalmente, pelos resíduos sólidos, através do consumo consciente e da reciclagem.